Os pensamentos, ditados e máximas são recursos do idioma que, em poucas palavras, transmitem importantes ensinamentos ou retratam, de maneira jocosa, o cotidiano da vida e a sabedoria popular. Caem bem em diversas ocasiões, ilustrando, desde simples conversas, até importantes discursos e palestras. Não raro, servem de "bandeira" para movimentos de todos os matizes, para refletir momentos de alegria ou de pensar... Aqui, poderão ser lidos alguns...Caso você queira colaborar, poderá enviar o de sua preferência para  pensamentos@jfontenelle.net, mencionando o seu

 

“A ADPERJ, como qualquer ente governado por uma diretoria ou qualquer outro sistema de direção, não foi só a de ontem, não é só a de hoje nem será só a de amanhã. Ela é uma seqüência de várias gestões e a soma de suas realizações, ao longo do tempo. Somente assim fará história, terá memória e será adulta. Importa que cada gestão continue a construir sobre as etapas que já encontrou prontas e boas; como qualquer bom construtor faz com a obra que contratou, para continuar. Assim deve ser com a ADPERJ. Não precisa ser outra, a cada dois anos, sob pena de não se tornar adulta e de permanecer rente ao chão, qual o muro que, a todo instante, é demolido.” (Diretoria da ADPERJ – biênio 1998/1999). (José Fontenelle Teixeira da Silva)
 

* * *

 É muito melhor lançar-se à luta em busca do triunfo, mesmo expondo-se ao insucesso, do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem  sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.” (Franklin D. Roosevelt)

 

“Exibir prova de seus atos é uma armadilha perigosa. Exige uma energia considerável apontar, continuamente, suas realizações contando vantagens ou tentando convencer os outros de seu valor como ser humano. Contar vantagens normalmente dilui os sentimentos positivos que podem emanar de uma realização ou de algo de que você se orgulhe. Para piorar as coisas, quanto mais você se exibe, mais os outros o evitam, falam por trás de sua compulsão de se exibir, por causa de sua insegurança, ficam ressentidos” (Richard Carlson, Ph.D. – Não faça tempestade em copo d’água).

* * *

"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da Vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso" – (Charles Chaplin)


* * *

"Algumas vezes, um homem inteligente é forçado a ficar bêbado para passar um tempo com os burros." (Ernest Hemingway)
 

* * *

"Quando li sobre os problemas que a bebida causa, deixei de ler." (Henny Youngman)
 

* * *

Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, No Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio. O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
Onde estão os seus móveis? – perguntou o turista.
E o sábio, bem depressa, perguntou também: - E onde estão os seus?
Os meus?! Surpreendeu-se o turista.
Mas eu estou aqui só de passagem!
E eu também...- concluiu o sábio.
(autor desconhecido

* * *

Ontem, fostes o que eras.
Amanhã, serás o que fizeres de ti.
Hoje, porém, és o que és.
Por isso mesmo, não te detenhas.
Aproveita agora para realizar o bem que deves e já possa fazer.
(Emmanuel)

* * *

 

"De qualquer modo, casa-te: se conseguires uma boa esposa, serás feliz;
se sua esposa for má, tornar-te-ás um filósofo."
(Sócrates)

* * *



"Um soleiro é um ente a quem falta alguma coisa: parece-se com a metade
de uma tesoura que, sem a outra metade, nada vale."
(Benjamin Franklin)

* * *



"O amor da mãe de Judas por seu filho era menor do que o amor de Maria
por Jesus?"
(Gibran Khalil Gibran, "Areia e Espuma")
 

* * *